terça-feira, 2 de novembro de 2010

Relevo Da África.

Mapa do Relevo Africano
 O relevo africano predominante Planáltico apresenta considerável altitude média de 750m. Ocupa as regiões central e ocidental, em sua quase totalidade, planaltos intensamente eroditos, constituídos por rochas muito antigas e limitados por grandes escapamentos. Ao longo do litoral, situam-se as planícies costeiras, geralmente estreitas, salvo a oeste e nordeste, quando se estendem para o interior. Na porção oriental da África encontra-se duas características físicas mais marcantes: falha geológica estendendo-se de norte a sul, em que se sucedem planaltos e depressões relativas. É nessa região que se localiza os maiores lagos do continente, circundados por algumas das mais altas montanhas: Quilinmanjaro (5.895 metros), Quênia (5199 metros) e Ruvenzori (5.109 metros).
  Posemos destacar ainda dois grandes conjuntos de terras altas, um no norte, outro no sul, do continente.


* A cadeia dos Atlas, que ocupa a região sentrional do Marrocos, da Argéria e da Tunísia. Chegam a atingir mais de 4.000 metros de altura;

* A Cadeia do Cabo, na África do Sul. É de formação antiga, culminando nos montes Drakensberg com mais de 3.400metros de altura.

  Completando uma visão do relevo africano, é possível observar ainda a existência de antigos maciços montanhosos em diferentes pontos do continente.



                                             Jeniffer Queiroz de Matos 

Um comentário: